Aparentemente era uma feature que deixava o Moodle a perder no confronto direto com outros LMS equivalentes. De facto, muitos formadores nos perguntaram sobre esta possibilidade, já para não falar dos estudantes, os mais prejudicados quando confrontados com o scroll of death (*um falha no desenho intrucional do curso, quase sempre) numa disciplina ou num curso.
Faltava então a possibilidade de avisar os formandos de que foi publicado um novo conteúdo ou - por vezes até mais relevante - alterado um já existente.
Felizmente os developers optaram por uma notificação manual, no sentido em que é o editor que decide se quer notificar os utilizadores (colegas ou estudantes) avaliando se é algo merecedor desse alerta. Por experiência própria sei que se se pretendesse que o sistema a enviasse automaticamente em determinadas condições o desenvolvimento seria muito mais difícil e certamente ainda não existiria.
Pessoalmente não gosto muito do local onde decidiram colocar a opção mas percebo que foi o sítio mais óbvio para que seja fácil de notar.
Como habitualmente as notificações ficam assinaladas na barra de navegação de topo e podem ser enviadas também via email, em função das configurações a este nível (desde a versão 3.11 agora com uma tabela mais simplificada).
O que significa isto?
O formador passa a poder avaliar a relevância de uma adição ou alteração a um conteúdo e avisar os estudantes de que o conteúdo foi atualizado. Pense-se por exemplo numa atualização de conteúdos sensíveis, como um horário, uma distribuição de trabalhos ou grupos ou simplesmente um ficheiro e percebe-se como pode ser útil.
A funcionalidade de avisar os utilizadores, não sendo das mais visíveis da versão 4 do Moodle é sem dúvida uma das que mais vantagens traz para os formandos e alunos