Tive um professor de matemática que dizia que apenas a primeira aula era diferente porque não nos conheciamos. A partir daí era sempre para trabalhar, inclusivamente a última aula.

Este é o primeiro post por isso faz sentido que seja diferente.

Um blog em 2022?

Esta foi a pergunta que fiz durante algum tempo e talvez não tenha uma resposta ainda hoje. É possível que isto não chegue a ninguém, mas tenho claro que não pretendo recorrer ao Facebook para algo deste género com todas as suas vantagens e desvantagens e por isso aqui estamos.

Objetivos

Não me querendo armar ao que isto não é, definir objetivos (ou A Missão) ajuda sempre a focar aquilo a que nos propomos fazer[ou tentar]. E é simples: produzir de forma pública informação útil sobre o Universo Moodle - comummente conhecido como Moodleverse - para formadores, professores, gestores e administradores do LMS Moodle.

A complexidade do Moodle

Tal como o Wordpress o Moodle tem como base PHP e MySQL e é grátis e, talvez por isso, muita gente ache que o princípio é o mesmo: instalar num servidor (às vezes de forma automática) e depois usar. Depois, quando acedem ficam mal impressionados porque não sabem o que fazer face a tantas opções e possibilidades. Esquecem-se que, numa instalação limpa, a base de dados do Wordpress 6.0 é composta por 12 tabelas, a do Moodle 4.0 é composta por 469 e a versão 2.0, de 2012, tinha já uma representação gráfica bastante complexa… É natural que sejam duas aplicações muito diferentes.

O que costumo dizer é que o Moodle LMS é usado por professores, formadores, educadores em todo o mundo, em todos os níveis de ensino; é usado como apoio a atividades, como base de jogos até exames finais no Ensino Superior. Isto demonstra a versatilidade que oferece, porém para cada nível de versatilidade vem uma montanha de opções.

Por isso sim, é necessário especialistas a trabalhar com o Moodle e, como nem todas as organizações têm a possibilidade de os contratar espero que este espaço seja útil para alguém que queira Moodlar melhor e, no caminho, melhorar a Educação.